Noticias do Mundo Animal

Noticias diversas do Mundo Animal

Santos terá unidade móvel para castrar animais

Da Redação

A partir da primeira semana de julho, Santos passará a contar com uma unidade móvel para realizar gratuitamente a castração de cães e gatos em bairros carentes. O castramóvel custou R$ 280 mil à Prefeitura e chegará na próxima quarta-feira.

Com o novo serviço, será possível realizar 300 castrações por mês. Ao custo de R$ 40,00 aos cofres municipais, cada cirurgia deverá levar entre 15 e 30 minutos, dependendo do porte do animal, e será minimamente invasiva para diminuir a chance de problemas pós-operatórios.

Equipado com mesas cirúrgicas, ar-condicionado e pia, o veículo percorrerá os bairros, após uma programação pré-definida, com uma equipe composta por dois veterinários e um assistente, além de um motorista e um profissional da área administrativa da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida) de Santos.

N/A

Cada cirurgia deverá levar entre 15 e 30 minutos, dependendo do porte do animal

Otimismo

"Era o que estava faltando para aperfeiçoar e melhorar nosso serviço", diz a responsável pela Codevida, Leila Abreu. Ela também afirma que os animais domiciliados são os maiores responsáveis pela proliferação de filhotes. "Infelizmente, o que vemos quando o animal de estimação dá à luz, são muitos donos abandonando os filhotes nas ruas para não ter trabalho e despesa".

Há também casos de pessoas que não dão assistência médica ideal aos bichos. "Eles não maltratam os animais, mas não cuidam como deveriam para evitar um problema de saúde pública, ou seja, nunca se preocuparam em levá-los à Codevida para castrá-los".

Leila afirma ainda que a omissão diante do problema expõe os animais e os próprios seres humanos a algumas zoonoses. Além das verminoses, doenças fúngicas simples, sarna e a raiva já passadas também pelos cães, os gatos podem transmitir a toxoplasmose, quando infectados.

Prioridade

Agora com a unidade móvel, o foco de atuação da Codevida mudará. A primeira visita será a uma casa no Morro da Nova Cintra, onde há 20 cães e 15 gatos. Na sequência, será a vez de uma residência no São Manoel, com cerca de 50 cachorros e muitos gatos. "Nossa ideia é reduzir esses focos que conhecemos e outros que surgirem a partir do funcionamento do castramóvel".

Vantagens

Leila explica que há diversas vantagens para a castração. No caso das fêmeas, elas vivem mais, deixam de ter o cio e atrair machos, diminuem os tumores de mama e útero, além de ficarem mais tranquilas.

Nos machos, o procedimento aumenta o período de vida, eles ficam mais tranquilos, diminuem os latidos e uivos, além de reduzir a necessidade de urinar por toda parte para demarcar território, fugas, brigas e o risco de transmissão de doenças.

Na Codevida, em 2013, foram castrados cinco mil animais. Com a chegada do novo serviço, Leila diz que o número deverá diminuir porque a entidade priorizará a realização de cirurgias de tratamento de tumor de mama, hérnia, etc.

Mudança

Até o fim da primeira quinzena de julho, a Codevida que funciona na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 375, passará a atender no Jabaquara (Avenida Francisco Manoel, s/n). O imóvel da Zona Noroeste será fechado para reforma. Após as obras, vai virar Unidade Básica de Saúde Animal. E o imóvel do Jabaquara abrigará animais castrados para doação.

Fonte http://www.atribuna.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 3 de setembro de 2014 por em Uncategorized.

Irmão Animal

%d blogueiros gostam disto: