Noticias do Mundo Animal

Noticias diversas do Mundo Animal

Fotógrafo lança mini enciclopédia sobre fauna paulista

por Júlio Ottoboni*

O fotógrafo de natureza e jornalista, Ricardo Martins, de São José dos Campos lançará no próximo mês sua ‘Mini Enciclopédia da Fauna do Estado de São Paulo”. O autor, que foi contemplado com o prêmio Jabuti em 2012, reúne em uma só publicação uma série de animais cada vez mais raros de se encontrar na natureza, embora encontrados por suas lentes nas andanças no que restou das coberturas vegetais originais, como a Mata Atlântica e o cerrado paulista.

Ricardo contou a ajuda técnica da bióloga Renata Zimmermann, que deu consultoria e desenvolveu os textos técnicos que foram adaptados para uma linguagem de fácil compreensão para de crianças e jovens, apesar de ser um convite para o aprimoramento da cultura ambiental aos leitores de qualquer idade. Ao todo foram fotografados e descritos 69 integrantes da fauna paulista.

O livro traz o nome popular do animal e suas variações, o nome científico, a ocorrência da espécie, características principais nas quais se incluem comportamentos, nicho ecológico, alimentação, ameaças e reprodução. Muitos deles endêmicos e em vias de extinção dentro do território do Estado.

Um exemplo descrito é a situação da Queixada, conhecida também como Sabucu ou Taiaçu entre outros nomes populares. O animal denominado cientificamente como Pecari tajacu, que é encontrado desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, está ameaçado de extinção pela caça ilegal e predatória em São Paulo.

“Vamos fazer um circuito de palestras em escolas em Ariranha, no fronteira com Mato Grosso do Sul, e em várias outras cidades que o patrocinador Usinas Colombo e Açúcar Caravelas, que estão situados nesta região do Estado. Depois vou estabelecer um circuito para as outras cidades, inclusive para a capital e as do Vale do Paraíba”, comentou Martins.

Uma curiosidade é saber que em São Paulo ainda há uma considerável população de Quatis e de jiboias e uma série de pássaros cada vez mais raros de serem avistados mesmo em locais distantes dos centros urbanos. E também aborda a invasão de caramujo-gigante-africano, que ganhou status de praga urbana e já invadiu a zona rural em diversos municípios.

O material terá cerca de 70 páginas, com 100 fotos inéditas e um valor bem acessível, na faixa dos R$ 20,00. O livro foi editado pela Editora Kongo, do próprio autor. A primeira edição terá 7,5 mil exemplares e há a previsão, no futuro, do lançamento de uma edição digital de todos os animais retratados na enciclopédia.

A ideia de produzir a mini enciclopédia surgiu em 2009, quando o fotógrafo passou a ter mais contato com alunos de escolas públicas em suas palestras, nas quais ele conta histórias sobre o seu trabalho e lugares percorridos para fotografar. Outra preocupação foi criar o livro em um formato de 21 por 20 centímetros. Para ele, esse tamanho valoriza as fotos e informações, mas também possibilita o estudante a leva-lo dentro da mochila ou junto com o material escolar.

* Júlio Ottoboni é jornalista diplomado e pós-graduado em jornalismo científico.

(O Autor)

Fonte http://envolverde.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25 de setembro de 2014 por em Uncategorized.

Irmão Animal

%d blogueiros gostam disto: